Prefeitos da Região dos Lagos se reuniram, na última quinta-feira (31), em Cabo Frio, para o lançamento das obras de dragagem do Canal de Itajuru, que tem 6 quilômetros de extensão e faz a ligação entre a Lagoa de Araruama e o mar.
Os investimentos vêm do Governo do Estado, cerca de R$ 22 milhões, que deverão ser usados para o trabalho de desassoreamento de parte da lagoa, ou seja, a retirada do acúmulo de areia e outros resíduos, permitindo, assim, o livre fluxo das águas.Segundo o Secretário Estadual de Ambiente, Thiago Pampolha, a expectativa é de que sejam retirados cerca de 350 mil metros cúbicos de areia; material que depois será usado para a “engorda” de faixas de praias de todos os municípios da Região dos Lagos.
A prefeita de Araruama, Livia de Chiquinho, destacou que todos os 6 municípios banhados pela Lagoa ganham com o trabalho de dragagem, que deverá impactar diretamente no avanço do Turismo e nas atividades pesqueiras.
Na ocasião, a prefeita também recebeu a autorização do Inea para prosseguimento das obras das pontes do projeto de extensão da orla Oscar Niemeyer.
Ao final do encontro o Secretário de Ambiente disse que o governo vai fiscalizar o cumprimento das obras de desassoreamento e que o Estado trabalha com a possibilidade futura de implementar um processo de desassoreamento permanente na Lagoa de Araruama.