Hemonúcleo na campanha do Outubro Rosa em São Gonçalo


O Hemonúcleo de São Gonçalo participou, nesta segunda-feira (17), do Dia D de doação de sangue da campanha Outubro Rosa, promovido pela Secretaria de Saúde e Defesa Civil e pela Coordenadoria de Políticas Públicas de Combate ao Câncer de São Gonçalo. A ideia da ação é aumentar o estoque de sangue da unidade, que atende a todos os hospitais da cidade e precisa, constantemente, que o estoque seja renovado.

“É muito importante que a população se conscientize sobre a importância da doação de sangue. É grande a demanda de sangue destinada aos pacientes oncológicos e, como somos o único polo de doação do município, pedimos para que a população se solidarize para que possamos atender com excelência os pacientes. Atualmente, estamos com estoque baixo, em especial o tipo 0+ no momento’, disse Thamyris Lopes, coordenadora do Hemonúcleo.

O balconista Eduardo Augusto, de 31 anos, aproveitou o feriado do Dia do Comércio, celebrado nesta segunda (17), para participar da campanha do Outubro Rosa.

“Estava planejando há um tempo para doar sangue e essa folga veio no momento certo. É gratificante poder dedicar um tempo do meu dia para realizar um ato tão humano e solidário que é a doação de sangue. Tenho certeza de que vou ajudar muitas pessoas e isso enche meu coração de alegria”, disse Eduardo.

A secretária de Governo, Lucilene Pereira, também esteve presente no Dia D doando sangue e destacou a importância da ação durante a campanha do Outubro Rosa.

“Ao longo deste mês, estamos realizando diversas ações de conscientização e prevenção para o diagnóstico precoce do câncer de mama e de colo do útero, e a doação de sangue não poderia ficar de fora da nossa agenda de programação, visto que é de grande importância envolver a sociedade civil nessas atividades. Esse é o primeiro ‘Outubro Rosa’ em que o município está realizando cirurgias de câncer de mama e por isso queremos destacar a importância da doação de sangue, especialmente para a reserva de sangue durante as operações e também para aqueles pacientes que estão debilitados”, afirmou.

A coordenadora de Políticas Públicas de Combate ao Câncer de São Gonçalo, Patrícia Silva, também acompanhou a ação.

“É importante que nossa população saiba que doar sangue é um ato de solidariedade que pode salvar até quatro vidas”, destacou.

Dentre os requisitos necessários para doar, é preciso pesar 50kg ou mais, ter entre 16 e 69 anos de idade, estar alimentado, com a precaução de evitar alimentos gordurosos e não ter feito piercing e tatuagem há menos de um ano. No caso dos jovens de 16 e 17 anos, é necessária uma autorização dos pais ou responsáveis legais para realizar a doação e deve ser entregue com uma cópia autenticada da identidade do responsável.

Endereço – O Hemonúcleo de São Gonçalo funciona ao lado do Pólo Sanitário Washington Luiz, no bairro Zé Garoto. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 12h.

Lemos Notícias

Notícias da Região Leste Fluminense.

Postagem Anterior Próxima Postagem