“Após a visita, os agentes ainda precisavam digitar os dados no sistema de informação. Com os tablets, todo esse retrabalho será evitado, pois somente será necessária a exportação dos dados de cada paciente visitado”, explica Cíntia Machado.
Uso de Tecnologia – Os equipamentos serão utilizados, principalmente, para alimentação de dados no sistema e-SUS, ligado ao Ministério da Saúde, tornando os atendimentos à população mais ágeis e evitando a perda de informações. Com isso, é possível lançar toda a produção e cadastro dos usuários e famílias diretamente durante a visita domiciliar. E, a longo prazo, o objetivo é que todo o sistema de saúde esteja integrado.
Segundo o prefeito Leandro Peixe, o equipamento auxiliará os agentes na sua rotina diária de atividades, que eram feitas em fichas de papel e posteriormente digitadas no sistema.
“Dentre as vantagens, o uso da nova tecnologia reflete em melhoria no atendimento à população, pois torna o atendimento mais ágil e seguro, além de melhorar nas atualizações de cadastros que são realizados pelos ACS’s, permitindo a obtenção de informações mais precisas da realidade dos usuários da Atenção Básica”, garante o prefeito.