A Prefeitura de São Gonçalo, por meio da Secretaria de Saúde e Defesa Civil, vai inaugurar a partir de junho mais três unidades de saúde da família (USFs) que oferecem o Programa Municipal de Controle ao Tabagismo. Com isso, o município passará a contar com 92 USFs que realizam o tratamento para os gonçalenses que querem parar de fumar. A iniciativa coincide com o Dia Mundial Sem Tabaco, celebrado nesta quarta-feira, 31 de maio.
O programa consiste em encontros semanais durante quatro semanas e acompanhamento por um ano. O tratamento pode ser feito em grupo ou individualmente, por qualquer pessoa que use qualquer forma de tabaco, incluindo os adolescentes. Não há fila de espera para fazer parte do programa, basta procurar uma das unidades de saúde que o oferecem e agendar o atendimento.
O objetivo da Secretaria de Saúde e Defesa Civil é ajudar cada vez mais gonçalenses a se livrarem do vício do cigarro e melhorarem sua qualidade de vida, além de facilitar o acesso ao tratamento perto de suas casas.