Prefeito de Maricá participa de missão internacional


Fabiano Horta viajou com representantes de outras quatro cidades brasileiras a convite da Embrapa Alimentos e Territórios.

A missão integra o projeto “Cidades e Alimentação: Governança e Boas Práticas para Alavancar os Sistemas Alimentares Urbanos Circulares”, financiado pela União Europeia.

Os representantes brasileiros visitam as cidades de Valência e Barcelona, na Espanha; Turim e Milão, na Itália; Gante e Bruxelas, na Bélgica, até o dia 27 de junho.

O objetivo é fortalecer os sistemas alimentares urbanos sustentáveis e trocar experiências com as cidades europeias que possuem programas e políticas de alimentação urbana.

Maricá se tornou referência mundial em agroecologia e agricultura urbana com os jardins comestíveis, as praças agroecológicas, a Fazenda Municipal Joaquim Piñero, a Fábrica de Desidratados e o Restaurante Municipal Mauro Alemão.

Jardins comestíveis

O projeto de jardins comestíveis tornou o município referência em segurança alimentar. Nesses locais são produzidos alimentos sem agrotóxicos, que podem ser colhidos de graça por moradores e turistas. Além disso, Maricá aplica um viés educativo: os moradores ganham sementes, adubos e têm aulas sobre como cultivar diferentes produtos e garantir os alimentos em sua própria casa nas edições do projeto Sábado Agroecológico, que acontece todo primeiro sábado do mês, em Araçatiba.

Lemos Notícias

Notícias da Região Leste Fluminense.

Postagem Anterior Próxima Postagem