Saneamento básico em Itaboraí: uma situação alarmante


O município de Itaboraí, na região metropolitana do Rio de Janeiro, enfrenta um grave problema de saneamento básico. Segundo o site do Instituto Água e Saneamento, apenas 20,61% da população total de Itaboraí tem acesso aos serviços de esgotamento sanitário. A média do estado do Rio de Janeiro é 71,29% e, do país, 66,95%.

Esses dados revelam que a maioria dos habitantes de Itaboraí vive em condições precárias de saúde e qualidade de vida, expostos a doenças relacionadas ao saneamento inadequado. De 1996 a 2020, foram registradas 128 mortes por essas doenças no município. Em 2020, foram registradas 13 mortes.

Apesar desse cenário desolador, há algumas iniciativas em andamento para melhorar a situação do saneamento em Itaboraí. Segundo o Portal Oficial da Prefeitura de Itaboraí, estão sendo realizadas obras que levarão saneamento básico para diversos bairros do município.

No entanto, ainda há muito a ser feito para garantir o direito ao saneamento básico para todos os moradores de Itaboraí. É preciso que o poder público invista mais recursos e priorize o fortalecimento da Política Municipal de Saneamento Básico e do Plano Municipal de Saneamento Básico. É preciso também que a população participe ativamente das decisões e fiscalize a prestação dos serviços. Somente assim será possível alcançar um desenvolvimento sustentável e inclusivo no município.

Lemos Notícias

Notícias da Região Leste Fluminense.

Postagem Anterior Próxima Postagem