Prefeitura de Maricá inaugura o setor pediátrico do Hospital Municipal Dr. Ernesto Che Guevara


Novo espaço conta com leitos de UTI e de enfermaria cirúrgica, atendendo pacientes referenciados pela Central de Regulação da cidade

A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Saúde, entregou nesta terça-feira (03/10) o setor pediátrico do Hospital Municipal Dr. Ernesto Che Guevara, em São José do Imbassaí, que possui cinco leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e outros cinco de enfermaria cirúrgica. O novo setor é custeado pelo próprio município e direcionado aos pacientes atendidos na cidade, solucionando a demanda local identificada para o serviço.

A inauguração do novo setor contou com a presença de diversas autoridades do município e colaboradores do Hospital Dr. Ernesto Che Guevara. Durante a entrega, o prefeito Fabiano Horta destacou o papel do espaço pediátrico para a cidade, a sua estrutura e o auxílio à rede de saúde.

“Celebramos a inauguração de um espaço totalmente custeado pelo município, com equipamentos de ponta e profissionais qualificados, ampliando e fortalecendo o atendimento pediátrico. Com os leitos de UTI para crianças no Hospital Dr. Ernesto Che Guevara, a cidade cria o senso de independência, uma retaguarda atuante e operativa para toda a rede, através da regulação dentro do próprio município”, afirmou.

Fabiano Horta também reforçou o impacto de disponibilizar UTIs pediátricas em Maricá, principalmente diante do crescimento populacional.

“Anteriormente, quem necessitava de UTI pediátrica em Maricá precisava passar por uma fila da regulação do estado do Rio de Janeiro. Agora, garantimos que a nossa rede de saúde esteja interligada em todas as pontas, o que traz mais celeridade. O crescimento da Saúde é constante, assim como o aumento da população, por isso seguimos no sentido de fortalecer os serviços para atender todas as pessoas que precisem”, acrescentou.

A secretária de Saúde, Solange Oliveira, ressaltou a importância do setor pediátrico, principalmente por trazer soluções e aumentar os serviços oferecidos.

“Agradeço a todos que ajudaram na elaboração desse espaço e que contribuem para a construção da rede, seguindo a perspectiva de ampliar a oferta de serviços, o acesso e qualificá-los. Esse local de excelência atenderá a elevada demanda por UTIs pediátricas, algo de alta complexidade e que complementa as outras unidades, pois cada uma tem o seu papel. Nessa parte da Região Metropolitana, há 21 leitos de UTI pediátrica, por isso observamos a necessidade de termos leitos próprios em Maricá”, concluiu.

Isolamento respiratório e brinquedoteca

O espaço também conta com leito de isolamento respiratório e uma brinquedoteca, onde as crianças internadas podem participar de atividades lúdicas e de lazer, com acolhimento humanizado e momentos de entretenimento. O primeiro atendimento na pediatria aconteceu após a inauguração, onde uma criança internada no setor de trauma da unidade hospitalar foi transferida para o local, dando prosseguimento ao seu tratamento em uma estrutura específica para a faixa etária, totalmente equipada e com equipe multiprofissional de ponta.

A porta de entrada para atendimentos pediátricos de urgência e emergência na cidade é o Centro Pediátrico Dr. Anisio Rangel Filho, localizado no Hospital Conde Modesto Leal (no Centro), recebendo pacientes por demanda espontânea (livre procura). Além disso, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Inoã e o Pronto Atendimento Santa Rita (em Itaipuaçu) também podem realizar atendimentos desse tipo. O Hospital Dr. Ernesto Che Guevara atende pessoas referenciadas, através de encaminhamento pela Central de Regulação do município.





Fotos: Evelen Gouvêa

Lemos Notícias

Notícias da Região Leste Fluminense.

Postagem Anterior Próxima Postagem