Prefeito de Niterói sanciona lei de apoio às mães atípicas


O prefeito de Niterói, Axel Grael, sancionou, nesta sexta-feira (07), a lei que institui a Política Municipal de Atenção à Mãe Atípica “Niterói Cuida de Quem Cuida". A nova legislação define diretrizes e ações para atender às mães que têm filhos e filhas com deficiência, síndromes, transtornos, doenças raras, TDAH, dislexia, entre outros cuidados.

Entre outros objetivos, a lei busca melhorar a qualidade de vida das mães atípicas, considerando as dimensões emocionais, físicas, culturais, sociais e familiares; estimular a ampliação de políticas públicas adequadas para preservar a integridade da saúde mental materna com o apoio ao acesso a serviços psicológicos, terapêuticos e assistenciais; e desenvolver ações de bem-estar e de autocuidado como rotina, para prevenir e reduzir sintomas de transtorno psíquico, comuns em pessoas que vivenciam situações desafiadoras diárias.

O prefeito Axel Grael reforçou que a nova lei vai atender às necessidades das mães atípicas.

“São mães que enfrentam o desafio de cuidar dos filhos que têm algum tipo de necessidade em termos psicológicos. Preparamos uma estratégia de cuidar de quem cuida. Essa é uma iniciativa que já estava no radar da Secretaria de Saúde e agora a gente vai avançar ainda mais. Foi muito positiva a conversa com as mães porque elas trouxeram demandas importantes”, destacou Axel Grael.

Lemos Notícias

Notícias da Região Leste Fluminense.

Postagem Anterior Próxima Postagem