A Prefeitura deve voltar a discutir a flexibilização do uso de máscaras em todos os lugares em meados de março
Rua Gonçalves Dias, no Centro do Rio |
O uso de máscaras pode deixar de ser obrigatório em todos os lugares no Rio de Janeiro. Segundo informações divulgadas pelo Blog do Edimilson Ávila, a Prefeitura deve voltar a discutir a flexibilização em meados de março. Atualmente, o uso das máscaras já não é obrigatório em lugares abertos.
Ainda de acordo com o blog, a mudança poderá voltar a ser discutida devido à queda constante dos principais indicadores no Rio. Durante o período de pico da variante Ômicron, entre os dias 11 e 21 de janeiro, a taxa de positividade chegou a 43,6%. Na última semana, a cidade registrou a menor taxa de positividade para testes de Covid-19 deste ano, 6,8%.
Também houve queda expressiva da procura por testes rápidos de antígeno nas unidades de Atenção Primária e nos centros de atendimento e testagem. O número de exames, que superou 100 mil por dia em janeiro, no momento está em cerca de 6 mil.
A expectativa é que, se esses e outros indicadores se mantiverem assim ou melhorarem, as máscaras não serão mais obrigatórias na cidade.